Artista turco denuncia o horror da guerra e a desigualdade em montagens fotográficas criativas e de impacto
- Alexandre
- 25 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Pouco se encontra sobre a vida de Ugur Gallen – ou Gallenkus – na internet. Ele não tem site, apenas perfis no Facebook e no Instagram, onde divulga as belas e impactantes montagens que faz sobre a realidade brutal que permeia o mundo cada vez mais, e é intensificada pelas guerras de um lado e pelo mundo capitalista de outro.


Ele nasceu e vive em Istambul, na Turquia, que é vizinha da Síria. Por isso, desde garoto, viu esse país ser devastado pela guerra civil e a desigualdade escancarada pelo poder de poucos e a vulnerabilidade de muitos. Viu mortes, sofrimento, destruição e compreendeu rapidamente que a humanidade é injusta e que todos não são iguais.


Inquieto e cheio de compaixão e empatia pelo drama vivido por quem sofre com a guerra e pelos refugiados – obrigados a abandonar seu país e se aventurar sem destino para sobreviver e encontrar um pouco de dignidade -, Gallen decidiu protestar contra essa realidade e a hipocrisia da sociedade de consumo por meio da arte. Sua ideia era unir tais contrastes. Passou, então, a selecionar imagens de guerra e do cotidiano da classe média e dos ricos em situações banais ou de glamour e a uni-las de forma a se completarem, com incríveis cortes diagonais, verticais e horizontais.


O resultado das combinações que cria é pura arte. As imagens que envolvem crianças, muitas delas mortas ou muito subnutridas, são as mais comoventes.

Recentemente, iniciou uma nova fase de seu trabalho. Suas colagens são um pouco diferentes das que o tornaram conhecido, mas continuam impactantes e com viés ativista, de protesto, de denúncia.

(fonte: conexão planeta)