CINCO DICAS PARA SUAS FOTOS DE CELULAR PARECEREM PROFISSIONAIS!
- Alexandre
- 17 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
DETALHES IMPORTANTES IRÃO TRANSFORMAR SUAS FOTOS DE CELULAR!

(foto em Salvador, celular Samsung S7)
Sem aula, sem termos técnicos, sem enrolação, vamos direto à prática: como melhorar as fotos que você faz com seu celular? Te apresento agora CINCO DICAS que vão levar as fotografias que você coloca nas suas redes sociais para outro nível!
PRIMEIRA DICA: ATENÇÃO TOTAL NA LUZ!
Em todos os cursos de fotografia que ministro sou taxativo: pouco importa o equipamento que você utiliza, o mais importante em uma fotografia é o DOMÍNIO DA LUZ! É a luz refletida nos objetos que, ao invadir sua câmera, forma a fotografia!
Para fotografar com seu celular sugiro que, de cara, DISPENSE O FLASH, que mais vai atrapalhar que ajudar. Outra providência é NÃO FAZER FOTOS NOTURNAS ou SEM BOA QUANTIDADE DE LUZ, pois mesmo que os celulares mais modernos tratem digitalmente as fotos noturnas melhorando o resultado final, o diminuto tamanho do sensor fotográfico desses aparelhos não permite grandes resultados. É uma questão física, não tecnológica. Por tal razão, procure usar preferencialmente a LUZ DO SOL - e de forma inteligente. Como? Simples: evitando que a fonte de luz provoque SOMBRAS FEIAS no rosto dos fotografados, posicionando-os DE FRENTE PARA OS RAIOS SOLARES. Caso a luz esteja muito forte ou venha muito de cima, o melhor é levar os modelos para uma ÁREA SEM INCIDÊNCIA DE LUZ DIRETA, como uma marquise ou debaixo de uma árvore. A luz do meio dia cria uma sombra horrível justamente na parte mais importante de um retrato: os olhos dos fotografados! Em resumo: NÃO BRIGUE COM A LUZ, USE-A A SEU FAVOR, pois só essa atitude já mudará drasticamente suas fotografias - para MELHOR!

(outra fotografia realizada em Salvador com um Samsung S7 - O Sol atrás dos fotografados cria o efeito chamado de "contraluz")
SEGUNDA DICA: NÃO USE ZOOM DIGITAL!
Os celulares, mesmo os mais modernos, não possuem o chamado "zoom ótico", apenas o "zoom digital", que nada mais é que um RECORTE da imagem, não uma aproximação. Portanto use as diversas lentes de seu celular moderno, ou, se for o caso, aproxime-se do objeto a ser fotografado, mas fuja do zoom digital! Assim as fotografias ficarão com melhor resolução e aspecto muito mais natural!
TERCEIRA DICA: PENSE NA COMPOSIÇÃO!
A composição fotográfica é a definição do que entra e do que não entra na imagem registrada. A composição é, por definição, uma ESCOLHA DO FOTÓGRAFO. Assim, atente para todos os elementos que estarão na fotografia! Se for preciso, movimente-se para retirar do frame um objeto indesejado ou coloque o fotografado à sua frente. Esconda as lixeiras, os extintores, as tomadas da parede e pessoas estranhas! Seja criativo, busque ângulos diferentes, se preciso for suba num baco, deite no chão! Use molduras! Consiga efeitos diferentes colocando objetos translúcidos na frente da câmera! Leve SEMPRE A ATENÇÃO DA IMAGEM PARA O MOTIVO FOTOGRAFADO!

(fotografia realizada com celular Samsung S7 usando uma folha seca como moldura)
QUARTA DICA: CUIDADO COM OS CONTRASTES!
Um ambiente onde há elementos muito claros e outros muito escuros é uma ÁREA DE CONTRASTE e fotografar nesses locais requer alguns cuidados. Nessas situações os celulares em geral executam acertos automáticos que privilegiam as zonas claras, deixando as zonas escuras praticamente sem imagem alguma. A saída aqui é usar o recurso HDR da câmera do celular, que simplesmente faz várias fotos da cena juntando-as depois, possibilitando assim que detalhes sejam percebidos tanto nas zonas claras quanto nas escuras. Infelizmente esse recurso não funciona bem para fotos de pessoas, portanto PARA RETRATOS FUJA DAS ÁREAS DE MUITO CONTRASTE!

(foto de Samsung S7; a luz solar vinda de trás gera um belo recorte no cabelo dos fotografados que ressalta os contrastes da imagem)
QUINTA DICA: DIREÇÃO DE PESSOAS
Sorrisos espontâneos são muito bonitos que aqueles forçados. Como regra geral, as pessoas ficam tensas quando apontamos câmeras em sua direção. E PEDIR UM SORRISO É O PIOR A SE FAZER nesse momento. O ideal é, com a câmera já posicionada, INDUZIR O FOTOGRAFADO AO RISO, contando uma piada, ativando uma memória divertida ou até mesmo que ele converse com os demais fotografados. Capturas realizadas nesses momentos de descontração são muito mais bonitas que fotos posadas. Mas a direção de pessoas é mais do que arrancar sorrisos; é também POSICIONAR CADA FOTOGRAFADO NO MELHOR ÂNGULO, na melhor posição, com CABELO E ROUPAS BEM ARRANJADOS.

(foto realizada com Xiaomi Redmi Note 8 Pro; ativar memórias dos fotografados costuma ser um modo infalível de se obter risos espontâneos)
Se você gostou dessas dicas, clique aqui e acompanhe minha série de vídeos no Instagram com muito mais sobre fotografias com celulares!
Comentários