Da série "fotógrafos que você precisa conhecer": João Lobo
- Alexandre
- 5 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
João Lobo é um premiado fotógrafo paraibano, nascido em Brejo do Cruz em 1958. Começou a se interessar por imagens aos 20 e poucos anos de idade, na década de 1980. No início, foram pequenos trabalhos audiovisuais de caráter educativo, mas rapidamente João migrou para a fotografia profissional.
Inquieto e curioso, o trabalho de fotojornalismo não o satisfez. Tinha vontade de ir além do fato, da imagem-notícia, da narrativa de um evento. Suas buscas acabaram por encontrar fotógrafos como Ernst Haas, Ansel Adams, William Klein e Marc Riboud. Eram áreas diferentes, mas todos com grande criatividade e inovação de linguagem.
Essas experiências o levaram para o meio acadêmico, onde aprofundou seu conhecimento teórico e começou a lecionar para que seu trabalho não fosse tão solitário como se apresentava. O fotógrafo levou seus trabalhos para diversos países, como Portugal, Argentina, Espanha, França, Holanda e Chile.
Além de levar conhecimento, nessas viagens iniciou um intercâmbio com diversos fotógrafos. Numa dessas viagens conheceu as imagens de Pedro Luís Raota, umas das suas grandes influências pelo enquadramento, dramaticidade da luz e altos contrastes, em Villaguay, na Argentina.
João Lobo é um experimentalista no sentido mais amplo da palavra. Trabalha com a luz, com diferentes filmes, quebrando regras de exposição e processamento, obtendo resultados que quase sempre surpreendem, e acaba produzindo imagens que causam um descondicionamento do olhar. Ele conhece muito de regras e padrões, a ponto de quebrá-los e, novamente, como qualquer cientista, ser capaz de reproduzir a experiência, obtendo os mesmos resultados, base necessária para a transmissão do conhecimento.








Comentários