Fotógrafo profissional e fotos de celular
- Alexandre
- 7 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Sempre fui um daqueles fotógrafos resistentes às câmeras de celular e que não conseguem viajar sem sua DSLR.
Até que então no mês passado embarquei a trabalho para a Europa e, dada a situação, viajei sem câmera fotográfica - ao menos no meu entendimento.
Minha orfandade durou apenas algumas horas, mais precisamente até a manhã do primeiro sábado em Athus, Bélgica, quando me lembrei de que aquele aparelhinho que eu não tiro de perto de mim possui uma câmera fotográfica. Sim, uma câmera limitada, que é muito dependente de luz abundante e dotada de uma lente fixa que distorce as perspectivas, porém era mais do que o suficiente para fazer fotografias: afinal de contas, é uma câmera. E uma câmera muito melhor do que as utilizadas por grandes mestres da fotografia na era analógica, até o fim do século XX.
Entendi finalmente - e, confesso, foi libertador -, que para me sentir fotógrafo não preciso sentir aquele peso no pescoço; basta olhar para o mundo como um fotógrafo, e, ao me deparar com algo interessante, apertar a tela do celular um par de vezes.
Claro, câmeras profissionais são necessárias em muitas situações e atividades, mas, a partir de agora. em uma a menos: minhas viagens.
Depois das semanas de trabalho em Luxemburgo, França e Itália, me encontrei com minha amada Paola para uns dias de descanso.
Fotógrafa como eu, ela não resistiu e trouxe sua câmera profissional.
Durante nossos passeios a convenci a fotografar também com o celular.
- Alê, não vamos mesmo usar a câmera nenhuma vez?
Usamos, mas pouco. Em especial para fotografias noturnas, campo no qual os celulares ainda são bem limitados.
No mais, ficamos muito felizes com as fotos que fizemos com nossas minicâmeras dotadas de whatsapp, internet, google maps e tantos outros recursos que não lentes, radioflashes e sensores grandes.
Sempre considerei equipamentos como algo secundário na fotografia. Acho que agora entendi isso na prática.
Um pouco do que fizemos com nossos celulares nesses dias de descanso ilustra essa postagem.

Bérgamo.

Roma.

Roma.

Paris.

Roma.

Roma.

Paris.

Paris.

Paris.

Paris.

Luxemburgo.

Luxemburgo.

Luxemburgo.

Luxemburgo.

Athus.

Luxemburgo.

Athus.
Comentários