top of page

Fotógrafo clica pessoas ao lado do lixo que produzem em uma semana para questionar desperdício

  • Foto do escritor: Alexandre
    Alexandre
  • 4 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

A série, batizada de "7 Days of Garbage" (Sete Dias de Lixo, em português), é fruto do trabalho do fotógrafo americano Gregg Segal, que clicou seus amigos e vizinhos. A proposta era indecente: acumular seu lixo de uma semana inteira e depois se deixar fotografar ao lado da pilha de itens superpessoais (e que dizem muito sobre os hábitos de consumo de cada um).

“Muitas pessoas editaram seu desperdício”, revela Gregg. “Pedi para elas que guardassem também o lixo orgânico, se possível, e muitas não o fizeram. Eu quero que as pessoas enxerguem o quanto consomem. Mesmo que haja a reciclagem, ainda existem muitas coisas que consumimos desnecessariamente e que são jogadas fora”, explica.

O cenário para o ensaio fotográfico foi improvisado no quintal de Gregg, que fez questão de retratar elementos naturais nas imagens. “Queria criar empatia e mostrar que o lixo é ambíguo – está por todo canto e pode acabar em qualquer lugar do mundo. Todos os ambientes naturais são impactados por nós, seres humanos”.

Um cidadão dos EUA joga, em média, 22 quilos de resíduos no lixo por semana. É o triplo do lixo produzido pelos japoneses, por exemplo, e sete vezes mais do que a quantidade de resíduos gerada por um indiano no mesmo período. A produção de lixo cresce assustadoramente no mundo inteiro. Estimativas preveem que até 2025 a geração de resíduos dobrará e até 2050 oceanos terão mais plástico do que peixes.

O consumo desenfreado é um dos maiores problemas a ser enfrentado pela sociedade moderna!


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree


Comentários


© 2020 por AOP FOTOGRAFIA

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page