top of page

Linguagem imagética

  • Foto do escritor: Alexandre
    Alexandre
  • 11 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

A fotografia é uma linguagem e, como legitimo instrumento de interação entre sujeitos organizados, possui duas formas básicas de uso: o denotativo, literal e dicionarizado e o conotativo, simbólico e figurado.

Por mais inocente que pareça, toda imagem possui sentido denotativo e conotativo; claro está que quanto mais trabalhado for o sentido conotativo de uma fotografia, maior seu valor comunicativo e, consequentemente, artístico.

Para ilustrar as manifestações imagéticas denotativas e conotativas, gosto de utilizar a fotografia que ilustra essa postagem e que fiz na linda e tranquila Montevidéu, capital uruguaia; o sentido denotativo da imagem é direto: pessoas ensimesmadas sentadas numa praça. Já o sentido conotativo carrega um senhor informando-se através de um meio antigo, o livro, em contraposição a um homem mais jovem consultando o mundo através da internet em seu smartphone aparecendo, entre eles, o personagem Garfield pintado em um muro dando de ombros, reforçando a inexorabilidade da chegada dos novos tempos.

Imagens comunicam, subvertem, provocam; e quem considera que fotografias são apenas representações inermes desprovidas de sentido conotativo negligencia equivocadamente a força da arte fotográfica!


ree

Comentários


© 2020 por AOP FOTOGRAFIA

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page