top of page

Não seja mais enganado pelo número de pixels das câmeras de celulares!

  • Foto do escritor: Alexandre
    Alexandre
  • 13 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Quando o assunto é câmera fotográfica de celulares, muita gente desperdiça rios de dinheiro sem nem se dar conta; consideram como critério de seleção a quantidade de pixels do equipamento e pagam (muito) mais por isso. Pior: essa escolha é influenciada fortemente pelas campanhas de marketing das fabricantes de celulares que, como de hábito, induzem o consumidor ao erro.


Primeiro é bom entender o que é um pixel. A palavra pixel é uma combinação dos termos “picture” e “element”. Sem aprofundamentos físicos ou eletrônicos pode-se dizer que pixel é o “elemento de imagem”, ou seja, a menor unidade de uma imagem digital. Ao fazer um "zoom" grande em uma fotografia é possível observar a série de "quadradinhos" coloridos que a compõem; cada um desses quadradinhos é um pixel. Os sensores das câmeras fotográficas possuem milhões deles.


Assim, a quantidade de pixels ou de megapixels de um equipamento fotográfico não está relacionada com a qualidade da imagem, e sim com sua resolução, ou seja, com o tamanho da ampliação que será possível realizar.


Como a esmagadora maioria das fotografias tiradas com celulares limitam-se às redes sociais e a visualizações em dispositivos eletrônicos de telas relativamente pequenas, qualquer câmera de quatro megapixels já dá conta do recado em termos de resolução. Por tal razão, usar uma câmera de mais de cem megapixels (sim, já existe isso em celulares) para postar fotos no Instagram equivale a matar uma barata com um míssil nuclear.


Agora você pode perguntar: se não é a quantidade de pixels que estabelece a qualidade da fotografia, o que é?


É o sensor fotográfico. Tanto sua tecnologia como seu tamanho é que influenciam a qualidade da fotografia. Quanto maior e mais moderno o sensor, melhor a imagem final. Talvez fique mais fácil de acreditar nisso ao observar que uma das melhores câmeras DSLR profissionais da Nikon, a D5, possui "apenas" vinte e um megapixels. Seu preço? Mais de quarenta mil reais (sem lente).


Sensores maiores captam mais luz do ambiente e, consequentemente, entregam melhores resultados de imagem; talvez seja essa a razão das campanhas de lançamento de celulares com câmeras "incríveis" simplesmente omitirem o tamanho de seus sensores. Já se deu conta como fotos noturnas de celulares são invariavelmente ruins? É por conta do tamanho reduzido do sensor, mesmo que recheado de megapixels!


A imagem que ilustra essa postagem mostra comparativamente os tamanhos dos sensores de câmeras fotográficas DSLR com o sensor de um Iphone. Veja a enorme diferença!


Da próxima vez que for comprar um celular, esqueça essa enganação de "muitos megapixels". Se não pretende fazer impressões grandes de suas fotos, guarde seu dinheiro para coisas realmente importantes.


ree

Comentários


© 2020 por AOP FOTOGRAFIA

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page